Notícias

Esteja a par de todas as novidades sobre a Loja do Condomínio e sobre Administração de Condomínios

Visto: 3214 vezes

Impermeabilizações: não se deixe enganar

Notícias do Condomínio

23 de Outubro 2015
Impermeabilizações: não se deixe enganar
Ficamos com dores de cabeça só de imaginar os incómodos e prejuízos causados pelas infiltrações que colocam a paciência de todos à prova. Pensando nisso o Notícias do Condomínio deixa-lhe algumas dicas sobre como evitar futuros transtornos para os moradores e garantir o perfeito estado das estruturas do seu edifício, a melhor aposta é sempre na prevenção.

Durante a vida útil dos edifícios as principais anomalias que os mesmos apresentam são as infiltrações ou falhas nos sistemas de isolamento e/ou impermeabilização quer em fachadas quer nas coberturas.  Isto deve-se aos fenómenos que as fachadas e coberturas (principalmente coberturas planas com sistemas de impermeabilização invertido) estão sujeitas devido aos efeitos meteorológicos, como amplitudes térmicas, corrosão por salitre (zonas marítimas) degelo nas zonas do interior, erosão pelos poluentes atmosféricos como o CO2. Também os assentamentos diferenciais provocam fissuração e desgaste das zonas de isolamento.

COBERTURAS
Ao nível das coberturas e excluindo as que têm acabamento em águas de telha que tem uma durabilidade superior a 50 anos com pouca manutenção, são as zonas que mais rapidamente apresentam fendilhação ou falhas nos sistemas de isolamento que originam infiltrações e humidades nas zonas inferiores.  Os pontos mais fracos são os muretes e ligações entre os caleiros e tubos de queda verticais. Acrescentamos que em média as telas de isolamento têm uma durabilidade de 10 anos findo este tipo as mesmas devem ser substituídas.

Nas fachadas, os isolamentos tem uma durabilidade normalmente superior, quer nos acabamentos com pintura de menor durabilidade, quer nos sistemas de acabamento em cerâmico, com durabilidade superior. Repor os isolamentos é uma das intervenções mais comuns. Nas coberturas existem algumas soluções ao nível de aplicação de telas asfálticas que devem ser sempre colocadas justapostas e o acabamento superior ou proteção mecânica, recomendamos os sistemas de lajetas amovíveis térmicas. Esta solução permite uma melhor manutenção e um custo muito inferior em futuras intervenções.

Existem ainda soluções de poliureia que permitem, com custos mais reduzidos, impermeabilizar zonas de cobertura que não sejam percorridas. Contudo ainda não existem soluções mais eficazes e com maior durabilidade que um telhado cerâmico ou mesmo em telha ‘sanduiche’.

FACHADAS
Nas fachadas, e dado que as suas intervenções normalmente implicam a reposição de pintura ou cerâmico, a impermeabilização deverá ser precedida de uma limpeza da fachada ou de remoção do acabamento de pintura caso o mesmo apresente desagregação. Uma solução ideal é o sistema ETICs (External Thermal Insulation Composite Systems) que não só permite uma impermeabilização duradoura mas também uma proteção térmica (redução das pontes térmicas) contudo esta solução tem um elevado custo e em fachadas com um número elevado de vão não é exequível.

Como solução intermédia existe um sistema de barramento armado ou RDA que permite o isolamento de humidades e, muito importante, permite a respiração da parede (evaporação interior e exterior). A malha anti alcalina aplicada acrescenta elasticidade e resistência a futuras zonas de fissuração. Por fim, a aplicação de membranas incolores que, como solução mais económica, permite impermeabilizar as fachadas com um custo reduzido, apesar de normalmente provocar condensações interiores, dado que não permite a respiração das zonas interiores. Adicionalmente a durabilidade deste sistema não é elevada.
  • Comentários Comentários a esta notícia ( 0 )

Comentar esta notícia:

  • Campo de preenchimento obrigatório.
  • Campo de preenchimento obrigatório.
  • Campo de preenchimento obrigatório.
  • Restam   caracteres
    Campo de preenchimento obrigatório.
  •   Campo de preenchimento obrigatório.
  •   




  • * Campos obrigatórios

Enviar notícia a amigo:

  • Campo de preenchimento obrigatório.
  • Campo de preenchimento obrigatório.
  • Campo de preenchimento obrigatório.
  • Campo de preenchimento obrigatório.
  • Restam   caracteres
  •   Campo de preenchimento obrigatório.
  •   


  • * Campos obrigatórios